segunda-feira, 17 de maio de 2010

O triunfo dos porcos - George Orwell



A primeira obra que vem à memória quando se fala de George Orwell é 1984, daí parte-se para todas as outras e no final descobre-se um socialista convicto, daqueles à antiga sem a corrupção ou o capitalismo selvagem no sangue.

Mais do que dissertar sobre as aventuras dos animais da quinta Manor, em que os porcos Snowball e Napoleão incitam à rebelião contra os humanos, tendo em vista a criação de uma sociedade em que todos os animais são livres e auto-suficientes, é mais importante referir o que essa sede de poder cria naqueles que supostamente têm mais capacidade para ludibriar os outros, tornando-se essa sociedade tão ou mais corrupta que a dos humanos.

Vivemos numa sociedade com valores esbatidos, em que se dilacera cada vez mais a individualidade de cada um. E em que, ironicamente, o convívio entre as pessoas é cada vez mais superficial (veja-se o calor humano dos amigos virtuais... algo que também tem a sua importância).

Ler esta obra talvez sirva para lembrar que não há sociedades justas, nem os valores podem ser iguais para todos, a maneira de ser dos humanos impede que isso mesmo se proceda dessa maneira.


Animal farm

o filme

2 comentários:

  1. Buenas noches, querido poeta! Mi nombre es Samuel, vivo en Río de Janeiro, Brasil. Su blog es genial, sobre todo porque habla de la poesía, lo que más apreciamos! Me gustaría hacer la invitación a visitar mi blog en www.poemasdosamuel.blogspot.com poética

    Vota en la encuesta, y dejar tu comentario. Su presencia es muy importante!

    samuelpoeta@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Manuel vc é um descobridor de boas lembranças.

    ResponderEliminar