quarta-feira, 5 de maio de 2010

O caminho para Wigan Pier

Num momento em que parece que caminhamos para uma revolta social sem precedentes (oxalá) venho aqui falar de um livro que li à pouco tempo e que falava das condições de vida degradantes duma Inglaterra no auge da famosa revolução industrial.

Já tinha tomado contacto com esta realidade num assombroso livro de Jack London em que este vai viver como indigente para os bairros mais degradados de Londres. Aqui estamos em Wigan nos anos 30 do século XX e assusta-me pensar naquilo que os grandes senhores deste mundo, maçons ou 'cabrons' andam a preparar e que pode levar a isto, ou seja, pobreza absoluta. O exemplo está a ser dado na China e o problema é que pode arrastar-se oa mundo inteiro a não ser que lhes declaremos guerra.


Se bem que tenha lido a versão portuguesa do livro deixo-vos aqui um link com um breve trecho da obra:



Está dividido em duas partes distintas, uma descritiva do ambiente em geral nessa ilha de Sua Majestade (gente inútil esse monarcas...), mais precisamente nas cidades industrializadas do norte de Inglaterra. É bem elucidativa a miséria em que eles viviam quase todos.

A segunda parte é pura filosofia política, tendo em conta que George Orwell era socialista, desses puros... chega a ser entediante apesar da razão que lhe dou em tanta coisa!

Link útil:

Sem comentários:

Enviar um comentário